Mães e pais de primeira viagem, geralmente, têm muitas dúvidas sobre como criar os seus filhos.
Nessa hora, é comum recorrer a livros ou a ajuda de amigos.
No entanto, a ciência possui muitos estudos que podem ajudar na hora de tornar o seu filho uma criança saudável.
Separamos cinco dicas (baseadas em pesquisas dos últimos 12 meses) para você. Veja a seguir.
Os pais podem (e devem) ajudar na amamentação).
Uma pesquisa realizada no Canadá, publicada na revista científica Pediatrics, da Associação Americana de Pediatria, concluiu que o apoio dos pais é fundamental para o sucesso do aleitamento materno.
Cientistas reuniram 214 e os dividiram em dois grupos.
No primeiro, os pais só receberam informações sobre a amamentação na maternidade, enquanto no segundo os homens estudaram de seis a dozes semanas antes do parto. Todos tinham a intenção de amamentar o bebê até os seis meses da criança.
Aos três meses, 95% das mães ainda davam de mamar no primeiro grupo, contra 88% do outro. Segundo os pesquisadores, as mulheres que contam com a ajuda dos maridos têm mais chances de manter a amamentação, mesmo quando se sentem cansadas ou inseguras.
Deixe-os comer amendoins!
Sim, é isso mesmo que você leu.
Um estudo britânico, publicado na revista médica The Lancet em janeiro, descobriu que exposição a amendoim na infância (antes dos 11 meses) ajuda no desenvolvimento de tolerância ao alimento.
Segundo os pesquisadores, a alergia a amendoim é potencialmente fatal e taxa de alergia em países desenvolvidos dobrou nos últimos dez anos. Expor os bebês a pequenas doses do alimento pode diminuir em 81% o risco de desenvolver a doença.
O iogurte pode ser um aliado da diarreia.
Quando o bebê precisa tomar antibiótico, é comum o surgimento da diarreia. Mas pesquisadores australianos descobriram que os probióticos (organismos vivos) presentes no iogurte podem reduzir a probabilidade do surgimento do problema.
Em todo o caso, é importante pedir orientações ao pediatra responsável.
Hidrate a pele do seu bebê.
Hidratar o bebê todos os dias durante os primeiros oito meses de vida diminui em 30% o risco de desenvolver eczema – lesão da pele decorrente de inflamação.
Deixa meu filho chorando pra treiná-lo a dormir sozinho ou não?
Há muitas controvérsias sobe o assunto, mas pesquisadores do Murdoch Childrens Research Institute em Melborne, na Australia chegaram a conclusão que deixar o bebê chorar com o objetivo de ensiná-lo a dormir sozinho não traz nenhum dano a longo prazo.
Lembre-se que essas informações servem como introdução ao assunto. Sempre busque mais conhecimento e, principalmente, converse sobre tudo que você lê com os médicos da família. ;-)
Esse artigo foi útil pra você? Compartilhe e talvez um amigo também o aproveite!