A Polícia da Inglaterra está distribuindo por todo o país cartões impregnados com o cheiro de maconha. A ideia é educar o público sobre o aroma das plantas para que as pessoas possam alertar os oficiais sobre possíveis fazendas de drogas em suas áreas.
“Aqueles que cultivam comercialmente cannabis são criminosos perigosos e muitas vezes organizados e envolvidos em outros empreendimentos ilícitos”, disse Bill Jephson, chefe da Polícia Nacional de Combate às Drogas ao Metro. “Casas em áreas residenciais são usadas para produzir maconha, que traz bandidos violentos ao coração de nossas comunidades, além de levar um risco real de incêndios e inundações.”
Além do cheiro, o cartão também destaca alguns sinais indicadores de que uma casa ou apartamento está sendo usado para o cultivo da droga, como janelas constantemente cobertas e a presença de iluminação forte. Outros pontos são visitas em horários não sociais, altos níveis de calor e condensação, zumbido de ventiladores e muitos cabos.
Ainda de acordo com Jephson, as pessoas comuns serão a melhor fonte de informação para os agentes poderem trabalhar. “Peço a todos para agirem como nossos olhos e ouvidos, ou, neste caso, como nossos narizes para farejar os criminosos”, acrescentou.