Muitas novelas recentes não deram aquela audiência esperada, então a Globo estava acostumada a usar várias estratégias para aumentar os índices. No entanto, nunca antes na história desse país uma novela das nove deu uma repercussão tão negativa quanto “
Em Família”. Os índices de audiência ficam cerca de 10 pontos abaixo de sucessos como “
Avenida Brasil” e “
Fina Estampa”, e a novela é tão comentada nas redes sociais quanto a minha operação de pedra nos rins.
Aproveitando essa semana final da trama, juntamos em um único texto todas as tentativas feitas pela Globo para elevar a audiência dessa bagaça, então vamos ver o que rolou em cada uma:
#01 – Gravações em Goiás
Estratégia: Depois de descobrir que sua audiência era muito pequena em Goiás, alguém da Globo falou “por que não produzir uma novela que se passa lá?”, e passaram a tarefa para Manoel Carlos, o autor que mais entende de escrever sobre o Leblon. Resultado: Goiás na novela “Em Família” ficou parecendo o Leblon, só que em época de festa junina. E o pessoal de Goiás O-D-I-O-U.
Ajudou a audiência? NÃO.
#02 – Encurtar a Segunda Fase
Estratégia: A audiência seguia em queda desde o segundo capítulo, então constataram que o público estava achando aquela “Malhação” interiorana muito chata. Meteram a faca em uns dois meses de trabalho e colocaram a terceira fase às pressas no ar. Resultado: O público reagiu bem à agilidade causada por vários cortes na história lenta de Maneco… uma pena que o resto da novela continuou mais lento que burocracia para se abrir uma empresa.
Ajudou a audiência? Mais ou menos, aumentou no salto temporal e caiu depois.
#03 – Tirar a songamonguice de Virgílio
Estratégia: O público estava se irritando com a passividade de Virgílio (Humberto Martins), então teve uma ordem de deixar o marido da Helenão (Julia Lemmertz) menos trouxa e começar a retrucar mais. Resultado: Ele continuou chato e ainda reclamava daquela cicatriz que mais parecia problema de varizes na bochecha.
Ajudou a audiência? NÃO!
#04 – Tirar “Momentos Em Família”
Estratégia: Jayme Monjardim prometeu algo revolucionário para fechar os capítulos de “Em Família” no lugar daqueles depoimentos chatos das novelas anteriores. Surgiram os curtas do “Momentos Em Família”, que levavam o público ao sono (caso não tivesse dormido durante o capítulo normal). A saída da Globo, então, foi cortar a bagaça. Resultado: O telespectador ficou torcendo para os curtas darem lugar a palestras motivacionais com a véia que acordou com a calcinha na mão e toda babada. Infelizmente, isso nunca aconteceu.
Ajudou a audiência? NÃO!
#05 – Aumentar a vilania com a Shirley
Resultado: Ninguém avisou ao Maneco que vilão precisa fazer maldade, aí a Shirley virou aquela pessoa sem tato que fala desaforos em festas de família.
Ajudou a audiência? NÃO!
#06 – Vilanização exagerada de Laerte
Resultado: Estamos achando mais engraçado que ficando com raiva dele. Listamos até frases do coitado para você usar em suas brigas de casal (sim, vou continuar fazendo propaganda desse texto). Ajudou a audiência? NÃO!
#07 – Insinuar o Lesbianismo de Luiza
Estratégia: Toda trabalhada no fetiche masculino, Maneco decidiu incluir um diálogo com Luiza comentando com sua tia sobre como não veria problema em se relacionar com mulheres também, numa clara (sem trocadilhos) intenção de instigar a mente dos espectadores. Resultado: Ninguém esboçou uma única reação e Bruna Marquezine se livrou das cenas de lesbianismo (mas não escapou do Gabriel Braga Nunes).
Ajudou a audiência? NÃO!
#08 – Autorizar o Beijo Gay
Estratégia: Depois da comoção nacional pelo casal Niko e Félix, a Globo decidiu bater o martelo e autorizar o beijo entre o casal Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller), com direito a uma divulgação maciça três dias do esperado momento. Resultado: A Hebe dava beijos com mais volúpia que aquele lá.
Ajudou a audiência? NÃO!
#09 – A Batalha do Século entre Virgílio e Laerte
Estratégia: A grande audiência do começo da novela foi a briga entre os dois personagens, certo? Então decidiram colocá-los frente a frente em um novo duelo cheio de socos e ofensas.
Resultado: Acontece que essa foi a terceira briga entre os personagens, porque a primeira “batalha do século” foi tediosa por causa da direção preguiçosa. Já a segunda foi ignorada mesmo, eu cheguei a esquecer de assistir porque estava vendo “O Incrível Mundo de Gumball” no Cartoon Network.
Ajudou a audiência? NÃO!
#10 – Aumentar o humor através da Shirley
Estratégia: Algum gênio identificou que faltava humor nessa novela, então a saída óbvia foi mudar a plaquinha de vilã de Shirley para uma de alívio cômico, afinal o ~hilário~ asilo não estava ajudando o público a se divertir. Resultado: Shirley tinha umas tiradas boas até, e a personagem funcionou mais como humorística que como má.
Ajudou a audiência? NÃO!
#11 – Aumentar as cenas com gente seminua com a Luiza
Resultado: Sucesso 1 x 7 Fracasso!
Ajudou a audiência? NÃO!
#12 – Adiantar os dramas médicos
Estratégia: O drama de Cadu (Reynaldo Gianechini) seguia em banho maria, assim como o de Selma (Ana Beatriz Nogueira) e a bebedeira de Felipe (Thiago Mendonça). Como naquele ritmo eles seriam só concluídos em “Império”, o autor decidiu apressar tudo para aumentar o drama.
Ajudou a audiência? NÃO!
#13 – Chamadas com Personagens se Apresentando
Resultado: O público descobriu a trama da novela e decidiu NÃO ASSISTÍ-LA.
Ajudou a audiência? NÃO!
#14 – Aumentar as cenas de sexo com a Luiza
Estratégia: Em apenas uma semana, Luiza teve mais relações sexuais que protagonista de chanchada da década de 1970, isso porque a Globo decidiu diminuir o índice Sandy da novela e aumentar o fator Mr Catra.
Resultado: Vimos mais atores com pouca roupa.
Ajudou a audiência? NÃO!
#15 – Afastar a novela da Copa do Mundo
Estratégia: Com medo de perder audiência por causa da Copa do Mundo, o plano original seria que “Em Família” terminasse bem depois do mundial.
Resultado: Leia o próximo tópico.
#16 – Adiantar final para coincidir com a Copa
Estratégia: Em uma atitude bipolar, mudaram de ideia e decidiram usar a Copa do Mundo para bombar a audiência de “Em Família”. Resultado: Mesmo com o bom índice do “Jornal Nacional”, a falta de Galvão Bueno, Patrícia “entediada” Poeta e Fernanda Gentil na novela do Maneco afastou o público que passou o dia vendo futebol.
Ajudou a audiência? NÃO!
#17 – Anúncios durante partidas da Copa
Resultado: Como o negócio não deu certo (pois o Galvão repetindo a expressão Ciúme Doentio de Laerte deixava tudo mais engraçado), o jeito foi divulgar a novela “Império”. Ajudou a audiência? NÃO!
#18 – Adiantar a reta final da novela
Estratégia: Duas semanas antes da novela terminar, a emissora já colocou a vinheta de “últimos capítulos” para tentar atrair aquele público que se anima a ver fim de novela.
Resultado: Você ficou mais animado em ver a novela? Nem eu!
Ajudou a audiência? Naquelas!