No dia 20 de julho de 1969, a Apollo 11 pousou na Lua. Às 10:56 da noite, no horário da Costa Leste dos EUA. É impossível esquecer a frase “É um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade” dita por Neil Armstrong. Nessa viagem, Neil e Buzz Aldrin gastaram duas horas e meia explorando, tirando fotos e coletando amostras da Lua.
Antes de voltarem à Terra, os dois astronautas da Apollo 11 deixaram provas de que estivaram em solo lunar. Além da pegada de Armstrong e de um monte de lixo, eles fincaram no chão um poste com uma bandeira dos EUA feita de nylon. Em outras missões da Apollo à Lua foram fincadas mais bandeiras dos EUA. Mas será que elas estão ainda por la?
Aldrin disse que viu a bandeira da Apollo 11 ser derrubada pela explosão do foguete, quanto o motor ligou e a nave foi embora. Além disso, dificilmente haveria chances de a bandeira sobreviver no ambiente inóspito da Lua, já que a poeira lunar é extremamente abrasiva.
Vale lembrar que outras cinco bandeiras foram fincadas no solo da Lua: Apollo 12, 14, 15, 16 e 17.
“Embora nenhum humano tenha andado na Lua desde 1972, vários satélites enviados por muitas nações orbitaram a Lua e a fotografaram. Depois que a tecnologia avançou e a qualidade das fotos aumentou, várias partes da superfície da Lua foram vistas em detalhes pela primeira vez desde 1972.”
Recentemente fotos tiradas via satélite confirmaram que as bandeiras ainda estão lá, porém elas provavelmente foram perdendo suas cores até ficarem brancas.