A ex-BBB Ariadna Arante se impressionou com uma imagem que viu na internet e resolveu replicar em sua página no Instagram nesta quinta-feira, dia 27. Trata-se de uma foto que supostamente mostra o Pão de Açúcar e toda a cidade do Rio de Janeiro à beira de um imenso
abismo submarino.
"Gente copiei do meu amigo @rafa_oliveira olha q lindo gente.... Eu nunca tinha pensado na profundidade do mar do Rio ou ver uma imagem dessa... 300 metros de profundidade uauuuuuu #riodejaneiro", escreveu na legenda.
Chocante, né Ariadna? Mas sabe por que impressiona tanto? Porque não é
verdade! A imagem, que tem se espalhado de forma viral pela internet, foi produzida para uma campanha publicitária institucional da empresa norueguesa de extração de petróleo Statoil.
A peça foi desenvolvida em 2012 para chamar atenção para a chegada da companhia ao mercado nacional, e traz o seguinte texto: "Quando alguém chega ao Rio, vai direto para o Pão de Açúcar. Nós viemos para um lugar diferente".
O anúncio não cita nada a respeito de profundidade, esse dado de 300 metros é pura invencionice. De acordo com um estudo da PUC-RJ, a profundiade média da Baía de Guanabara, que envolve o Pão de Açúcar, é de 7,6m, com 3m no fundo, 8,2 no meio e 16,9m na entrada do canal, com o ponto mais profundo medido em 50m.
Além disso, não é preciso ser um
expert em geologia para flagrar que tem algo de errado. O Pão de Açúcar tem 396 metros de altura, então se pensarmos nas proporções, o abismo da Ariadna teria, no mínimo, uns 3 km de profundidade. E os peixes mostrados na peça publicitária seriam baleias de dimensões nunca antes vistas.
Muitos de nós assistiu o clássico sci-fi "O Segredo do Abismo". E por mais que a ideia de ter um fosso desconhecido a poucos passos da orla carioca seja extremamente interessante, não foi desta vez. Mas não se preocupe, Ariadna. Você não está sozinha.
Seus seguidores também não notaram que poderia haver algo
errado com a imagem.