Você sabia que a maconha é legalizada na Coreia do Norte? Sabia que é ilegal usar calça jeans? Sabia que somente 28 cortes de cabelo são permitidos pelo governo? Conheça 10 fatos bizarros sobre a Coreia do Norte:
Qual a primeira coisa que você pensa quando se fala em Coreia do Norte? No presidente-ditador Kim Jong-un, em armas nucleares, em comunismo? Ou talvez na história maluca – e não confirmada – de que o tio do presidente teria sido comido vivo por 120 cães? Pois é, as notícias que nos chegam desse país do leste asiático são um tanto quanto bizarras. E isso porque você ainda nem viu esses 10 fatos muito mais estranhos que o Macaco revela agora!
10.
Maconha é legal. Sim, isso mesmo, apesar de viverem numa ditadura, os norte-coreanos podem fumar um.
9.
Por outro lado, usar jeans é ilegal… O governo considera que a roupa representa o “imperialismo americano”.
8.
Os cortes de cabelo precisam estar de acordo com os 28 “estilos” permitidos pelo governo. Quem não seguir o que está pré-determinado pode sofrer consequências.
7.
A Coreia do Norte mantém diversos gulags, espécies de campo de concentração onde as pessoas realizam trabalhos forçados. Estima-se que hoje existam cinco desses campos, nos quais se encontram cerca de 200 mil pessoas.
Imagens do Google Earth mostram os gulags:
6.
Apesar de Kim Jong-um estar no comando, o antigo presidente, Kim Il-sung, que morreu em 1994, é ainda considerado governante. Também conhecido como Grande Líder, ele ocupa o cargo de “Presidente Eterno”.
5.
Os norte-coreanos possuem um calendário próprio, que segue o nascimento e os aniversários do Grande Líder. Como Kim Il-sung nasceu em 1912, aquele ano é o considerado o Juche 1. Em 2014, o país entra no Juche 103.
4.
Apesar de o sistema educativo ser gratuito, os estudantes precisam trabalhar no campo durante as férias para ajudar a escola a ganhar dinheiro, porque o governo quase não repassa verba às instituições. Muitos alunos criam coelhos para doar a pele dos animais à escola, que depois as vende a outros países e assim obtém moeda estrangeira.
3.
A maioria dos visitantes é obrigada a se hospedar no mesmo hotel na capital Pyongyang, o Yanggakdo International Hotel – que também é resort e cassino. Aliás, os turistas não estão permitidos de passear no país sem um guia.
2.
Existem mulheres controladoras de tráfico que parecem agir como ditadoras…
1.
A internet é super restrita no país. Somente jornalistas e diplomatas estrangeiros têm acesso à web. Os cidadãos comuns não podem acessar a rede mundial de computadores. A única forma de conexão é uma intranet, que dá acesso apenas a sites norte-coreanos.
É dura a vida por lá, hein?