Criar um filme traz um elemento de risco. Algumas cenas exigem tanto que podem colocar atores e dublês em perigo de ferimento ou morte. Morte em um set de filmagem é mais comum do que as pessoas pensam. Estes cinco filmes são particularmente notáveis por mortes controversas de atores e membros da equipe.
1. No Limite da Realidade (1983)John Landis manchou sua carreira como diretor com o acidente de helicóptero infame que ocorreu durante as filmagens de “No Limite da Realidade”. A cena tinha o ator Vic Morrow fugindo com crianças vietnamitas em um helicóptero do exército dos EUA. Explosões muito perto do helicóptero fizeram com que o piloto perdesse o controle. Ele caiu e matou todos os três atores instantaneamente.
2. O Corvo (1994)Suposta maldição que rondava as filmagens de The crow (O corvo) acabou fazendo uma baixa fatal. Brandon Lee, virtual herdeiro do filão dos filmes de arte marciais popularizados por seu pai, Bruce Lee, morreu durante a filmagem do longa de Alex Proyas, nos Estúdios Carolco, em Wilmington, Carolina do Norte. A Ironia das ironias é que no filme, Brandon Lee interpretava um astro do rock que volta da sepultura para vingar a sua morte e a da sua namorada.
Porém, desde o começo, ocorreram vários incidentes durante as filmagens. Logo no início, um dos carpinteiros responsáveis por todo o cenário, sofreu queimaduras durante o trabalho. Um assessor de imprensa se metera em acidente de carro e parte dos cenários havia destruída por um trator fora de controle.
O trágico incidente de Brand acontecera enquanto filmava uma cena na qual era baleado. A arma era para ser carregada com festim, porém o projétil foi disparado em Lee e se instalara em sua espinha depois de perfurar o seu abdômen.
Brandon Lee morreu aos 28 anos com três filmes no currículo (Legacy of rage, Massacre no bairro japonês e Rajada de fogo). Lee iria se casar após as filmagens e se preparava para tomar o lugar deixado por seu pai, tido como o rei das artes marciais.
Veja o video com a cena em que Brandon Lee é morto.
3. O Regresso dos Três MosqueteirosEm 19 de Setembro de 1988, Kinnear caiu de um cavalo durante as filmagens do que seria a segunda sequência de 1974 de “Os Três Mosqueteiros”, em Toledo, Espanha, e quebrou a bacia. Ele foi levado ao hospital em Madrid, mas morreu de um ataque cardíaco no dia seguinte. Ele tinha 54 anos de idade. Ele está enterrado no Cemitério East Sheen.
Após sua morte, a família de Kinnear exigiu uma investigação oficial sobre o nível do atendimento médico que recebeu na Espanha. O diretor Richard Lester decidiu abandonar o cinema como resultado direto da morte de Kinnear.
Veja fotos do filme e do ator.
4. Artigo 22 – 1970O filme retrata um piloto de bombardeiro que tenta escapar de missões cada vez mais perigosas que sua unidade enfrenta. Enquanto filmava cenas para uma sequência de bombardeiro, o diretor da segunda unidade John Jordan se recusou a usar um cinto de segurança.
Jordan pagou um preço alto por isso quando ele foi sugado para fora do avião aberto e caiu a 4.000 pés com destino a morte.
Trailer do Filme:
5. Os Eleitos (1983)Um esforço para criar voos realistas frente as câmeras custou a vida de um dublê. Joseph Leonard Svec morreu quando ele não conseguiu abrir o paraquedas, enquanto recriavam um salto de paraquedas de um avião de combate.
Na vida real o piloto Chuck Yeager havia escapado do avião e sobreviveu até que seu assento ejetável passou por exaustão de calor e fez com que seu capacete pegasse fogo. Svec havia usado uma lata de fumaça durante a queda para simular as chamas, mas ele perdeu a consciência por causa da fumaça e caiu em direção a morte.
6. XxX Triplo XHarry L. O’Connor, dublê de Diesel, foi morto em um acidente durante as filmagens, em uma cena em que ele deveria descer de de parapente e pousar em um submarino. Quando O’Connor não conseguiu abrir o parapente rápido o suficiente, ele bateu em uma ponte em alta velocidade e morreu instantaneamente.
Sua morte foi gravada na câmera, mas o diretor Rob Cohen decidiu incluir a filmagem da cena – com os momentos finais retirados na edição – por respeito ao ato final do dublê.
Veja a cena da morte no momento 2:53 do video.